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Influência do storytelling na personalidade e na lealdade à marca de destinos turísticos: Um estudo experimental
 
     Influência do storytelling na personalidade e na lealdade à marca de destinos turísticos: Um estudo experimental
     THE INFLUENCE OF STORYTELLING ON PERSONALITY AND LOYALTY THE MARK OF TOURIST DESTINATIONS: AN EXPERIMENTAL STUDY
     


Autor(es):
Pereira, Lucimari Acosta
Limberger, Pablo Florês
Marques, Jessica Röesler


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 5 n. 1 (2021): Janeiro - Junho; 158-182

Palavras-chave:
Turismo; Marca Destino; Storytelling; Personalidade da Marca; Método Experimental


Resumo: Storytelling é o processamento narrativo capaz de criar ou melhorar as conexões com a marca. Portanto, marcas turísticas são uma ferramenta de gestão. Alinhado a isso, a personalidade é um diferencial competitivo no mercado de turismo. Uma personalidade com uma imagem forte e positiva pode gerar avaliações significativas, impactar o comportamento do consumidor e decidir retornar ou recomendar o destino. Além disso, storytelling é o processamento narrativo capaz de criar ou melhorar as conexões com a marca. O objetivo da pesquisa é analisar a influência do storytelling na personalidade e na fidelidade da marca de destino. O estudo seguiu uma abordagem quantitativa utilizando o método experimental, com levantamento Survey. O instrumento de pesquisa foi baseado nos construtos de personalidade da marca, Cortesia, Vibração, Criatividade, Conformidade, Crueldade e Tranquilidade e Lealdade. Os resultados mostraram que a Hipótese 1, o storytelling influencia na personalidade do destino turístico com imagem não atrativa, foi parcialmente confirmada. Apenas os construtos cortesia, crueldade e tranquilidade alcançaram significância estatística. Porém, na hipótese 2, o storytelling influencia na lealdade do destino turístico com uma imagem não atrativa, o constructo não apresentou significância estatística, não confirmando a hipótese. Esse resultado aponta que a narrativa não influenciou a ponto de haver diferença significativa entre os respondentes. Embora não tenha sido identificada relação entre histórias e fidelidade, é claro que a personalidade da marca influencia a intenção de visitar ou recomendar um destino. Gerencialmente, este estudo reforça a importância de planejar e desenvolver uma personalidade forte da marca de destino.