Publicações de Turismo
Nova busca:        


Hospitalidade, acolhimento e amorosidade no turismo: uma análise bibliométrica
 
     Hospitalidade, acolhimento e amorosidade no turismo: uma análise bibliométrica
     HOSPITALITY, HOST AND LOVINGNESS IN TOURISM: A BIBLIOMETRIC ANALYSIS
     


Autor(es):
Valduga, Vander
Gardolinski, Stella Antoniazzi
Faria, Amanda Beatriz Cardoso
Silva, Júlia Lueneberger Kauling


Periódico: Ateliê do Turismo

Fonte: Ateliê do Turismo; v. 5 n. 2 (2021): Julho - Dezembro; 1-19

Palavras-chave:
Turismo; Hospitalidade; Acolhimento; Amorosidade


Resumo: A hospitalidade é essencial para o turismo e seu estudo aprofunda-se a partir de domínios como o comercial, privado, urbano, social e doméstico. Estudos de hospitalidade estendem-se, também, para dois temas no contexto do turismo: acolhimento e amorosidade. O presente artigo objetivou explorar esses conceitos e analisar a criação de relacionamentos por meio da hospitalidade, do acolhimento e da amorosidade, bem como analisar a produção de trabalhos sobre turismo e amorosidade. O estudo baseou-se em uma análise bibliométrica, e seu processo metodológico contemplou uma revisão sistemática de literatura a partir do método de pesquisa exploratório dentro das bases de dados Publicações de Turismo (PubTur), Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal (Redalyc), Web of Science (WoS) e Google Acadêmico. Como resultado da pesquisa foi apresentado que a hospitalidade se inicia a partir do momento que o turista começa a pesquisar sobre sua viagem, as plataformas são o primeiro contato do viajante com o local e, portanto, precisam passar uma boa impressão. Constatou-se que a partir da hospitalidade, criam-se os sentimentos de empatia e fraternidade, deixando os turistas mais seguros e a vontade, então inicia-se a criação de relacionamentos interpessoais dentro das viagens, as ‘relações gratuitas’. Outrossim, a hospitalidade mostra-se benéfica em diversos âmbitos para os viajantes, pois aumenta a diversidade e proporciona trocas e compartilhamento. Concluiu-se que o acolhimento proporcionado pela hospitalidade juntamente com o sentimento de amorosidade transformam a experiência turística, além de provocar apreço pelo local visitado aumentando as chances de retorno.