Publicações de Turismo
Nova busca:        


Com vista para o mar: sobre a produção da imagem da Fortaleza vendável (Ceará, Brasil)
 
     Com vista para o mar: sobre a produção da imagem da Fortaleza vendável (Ceará, Brasil)
     With a sea view: the image production of a marketable city – Fortaleza (Ceará, Brazil)
     


Autor(es):
Viana, Monalisa Freitas


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 5, n. 1 (2012)

Palavras-chave:
Turismo; Turismo; Zona litorânea; Fortaleza (Ceará, Brasil)


Resumo: O trabalho toma como objeto de estudo a imagem da cidade de Fortaleza (Ceará, Brasil) forjada, principalmente, em âmbito governamental, e à qual se vinculam fortemente os elementos “sol e mar”. Propõe-se aqui discutir sobre alguns dos diversos aspectos relacionados à produção dessa imagem: as estratégias de city-marketing estimuladas institucionalmente, as intervenções urbanísticas em consonância com esse discurso, bem como suas possíveis implicações socioambientais. Para tanto, fez-se necessário perceber a historicidade da ocupação e das formas de apropriação do ambiente litorâneo da cidade, sendo conveniente ressaltar os processos de “turistificação” e especulação imobiliária. A partir de uma pesquisa bibliográfica, o estudo aponta para a compreensão de tal imagem como parte de um processo gerador de impactos sobre a configuração e a paisagem da cidade.