Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial: a visão dos professores de História em um colégio estadual de Parnaíba (Piauí, Brasil)
 
     Turismo pedagógico como ferramenta de educação patrimonial: a visão dos professores de História em um colégio estadual de Parnaíba (Piauí, Brasil)
     Pedagogical Tourism as a tool for heritage education: the point of view of History Teachers in a state school in Parnaíba (Piauí, Brazil)
     


Autor(es):
Gomes, Daiana Silva
Mota, Karol Monteiro
Perinotto, André Riani Costa


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 5, n. 1 (2012)

Palavras-chave:
Educação; Turismo; Cultura; História; Turismo Pedagógico; Educação Patrimonial; Educação


Resumo: O objetivo desse estudo foi o de verificar a visão dos professores de um Colégio Estadual localizado em Parnaíba (Piauí, Brasil), acerca da educação patrimonial por meio do turismo pedagógico. Para tanto, utilizou-se o maior colégio (em termos de alunos matriculados) estadual do município. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, de campo, com a aplicação de entrevistas e questionários; após isso, tabularam-se os dados e houve os cruzamentos desses dados, para se obter as informações necessárias para realizar uma análise criteriosa. Diante dos resultados das análises, percebeu-se que os professores afirmaram ter interesse em utilizar o turismo pedagógico, de forma a complementar e contribuir positivamente com o desenvolvimento do conteúdo da disciplina de História, e consequentemente, ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos.