Publicações de Turismo
Nova busca:        


Ética em publicidade e propaganda no turismo
 
     Ética em publicidade e propaganda no turismo
     Ethics on publicity and propaganda in the tourism
     


Autor(es):
Santos, Bárbara Pereira Carmona dos
Castro, Cleber Augusto Trindade


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 1, n. 1 (2008)

Palavras-chave:
Ética; Comunicação; Publicidade e Propaganda; Marketing; Turismo; Ethic; Comunication; Publicity and Propaganda; Tourism


Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar reflexões sobre ética nas estratégias de comunicação por meio da publicidade e propaganda no turismo, levantando aspectos teóricos e práticos da ausência de atitudes éticas nas campanhas publicitárias de destinos, produtos e serviços. O estudo, de caráter exploratório, foi realizado por meio de coleta de dados em bibliografias e documentos com informações sobre a temática abordada. Com a pesquisa, foi possível perceber que há conseqüências negativas da falta de ética na publicidade e propaganda no turismo, tanto para promotores destas campanhas, quanto para os demais agentes envolvidos na atividade turística, acarretando problemas jurídicos ou mercadológicos, como o crime de propaganda enganosa e a distorção da imagem de destinos turísticos no mercado.