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Qualificação para as atividades do turismo: Perfil profissional de trabalhadores, proprietários e gestores de empresas de alimentação fora do lar na Região Litorânea Central do Estado de Santa Catarina (Brasil)
 
     Qualificação para as atividades do turismo: Perfil profissional de trabalhadores, proprietários e gestores de empresas de alimentação fora do lar na Região Litorânea Central do Estado de Santa Catarina (Brasil)
     Qualification for the tourism activities: Professional profile of employees, owners and managers of Food Service enterprises in Santa Catarina (Brazil) Central Coastal Region
     


Autor(es):
Rocha, Fernando Goulart
Amaral, Fabiana Mortimer


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 5, n. 1 (2012)

Palavras-chave:
Administração; Hospitalidade; Lazer; Alimentação fora do lar; Trabalhadores; Proprietários; Gestores.


Resumo: A pesquisa foi realizada entre novembro de 2008 e março de 2009 a fim de levantar o perfil profissional de trabalhadores, proprietários e gestores de estabelecimentos de alimentação fora do lar em municípios da Região Litorânea Central do Estado de Santa Catarina. Metodologia: A pesquisa foi realizada em sete municípios: Florianópolis, São José, Governador Celso Ramos, Biguaçu, Palhoça, Paulo Lopes e Garopaba. Foram respondidos 1.516 questionários: 1.110 por funcionários (73,22%) e 406 por gestores ou proprietários (26,78%). Resultados: Os resultados apontaram para a ampla demanda de trabalhadores que não possuíam certificação técnica para as atividades que estavam desempenhando. Em relação aos gestores e proprietários, percebeu-se, principalmente, a necessidade de investirem em formação profissional para as rotinas administravas que exerciam. Considerações Finais: Avaliaram-se como imprescindíveis programas de capacitação profissional para trabalhadores, gestores e proprietários envolvidos com o setor de alimentação fora do lar na área investigada. Por outro lado, é pertinente a concepção de indicadores que permitam levantar dados relacionados à qualidade dos serviços de alimentação oferecidos aos turistas e à população residente.