Publicações de Turismo
Nova busca:        


Micro e pequenas empresas no turismo: aspectos teórico-conceituais
 
     Micro e pequenas empresas no turismo: aspectos teórico-conceituais
     Micro and small business in Tourism: theoretical and conceptual aspects
     


Autor(es):
da Silva, Kleber de Oliveira
dos Anjos, Sara Joana Gadotti


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 8, n. 1 (2015)

Palavras-chave:
Turismo; Turismo; Micro e pequenas empresas; Análise bibliométrica; Estado da arte.


Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a produção científica sobre micro e pequenas empresas (MPE) no turismo no contexto brasileiro e internacional entre 1990 a 2014. Para a identificação dos artigos, foram consultadas duas bases de dados (ScienceDirect e EBSCO) e duas editoras (SAGE e Emerald), que indexam e publicam os principais periódicos de turismo na língua inglesa no mundo. No caso dos periódicos Brasileiros, utilizou-se como referência o website “Publicações de Turismo”, que indexa as principais revistas científicas brasileiras de turismo. O levantamento resultou em 196 artigos consultados (21 brasileiros e 175 internacionais). Para cada artigo foram utilizados parâmetros de análise quantitativos e qualitativos: a evolução das pesquisas na área; as principais temáticas pesquisadas; definições de MPE adotadas; empresas objetos de estudo e localidades estudadas. Os resultados apontaram a necessidade do desenvolvimento de uma base teórica mais densa sobre o tema, além de uma análise de MPE no turismo de um modo mais analítico, ressaltando as características da realidade local, na qual essas empresas estão inseridas. Também é apresentado um panorama das principais contribuições dos estudos sobre micro e pequenas empresas no Brasil e no exterior.