Publicações de Turismo
Nova busca:        


Internet e redes sociais no ambiente de trabalho: Uma análise com funcionários do setor hoteleiro da cidade de Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
 
     Internet e redes sociais no ambiente de trabalho: Uma análise com funcionários do setor hoteleiro da cidade de Natal (Rio Grande do Norte, Brasil)
     Internet and social media in the workplace: An analysis with employees of hotel sector in the city of Natal (Rio Grande do Norte, Brazil)
     


Autor(es):
da Silva, Elizabete Varela
Mendes Filho, Luiz


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 8, n. 2 (2015)

Palavras-chave:
Turismo; Hotelaria; Gestão de pessoas.; Hotelaria; Internet; Redes Sociais; Ambiente de Trabalho.


Resumo: A Tecnologia da Informação foi uma das inovações que surgiu e ganhou força com a globalização, e se faz presente em todas as partes e segmentos sociais, de diversas formas. Este trabalho tem como objetivo analisar o uso da Internet e redes sociais no ambiente de trabalho, na perspectiva dos funcionários do setor hoteleiro da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, Brasil. Através de pesquisa quali-quantitativa, exploratória descritiva, utilizando um formulário com perguntas atinentes, foi possível abarcar questões pertinentes ao tema e através da análise de conteúdo avaliar os resultados. A coleta dos dados ocorreu entre os dias 22 de abril e 19 de maio de 2014, totalizando 52 funcionários respondentes, atingindo 9 hotéis. Constatou-se que a maioria dos funcionários estava usando e acessando Internet e redes sociais no trabalho, principalmente através de aparelhos celulares e computadores, mesmo que a empresa não liberasse o acesso a tais ferramentas. O maior acesso abrangendo as redes sociais conhecidas como Facebook e WhatsApp, e para os respondentes tal prática poderia apontar ou não danos nas atividades profissionais, dependendo de cada caso. Concluiu-se que o uso da Internet e redes sociais no ambiente de trabalho era algo que já fazia parte da realidade dos funcionários que estavam atuando em hotéis na cidade de Natal e que, para tais empresas, manterem-se conectadas também às redes sociais seria uma ferramenta útil para conquistar outros clientes.