Publicações de Turismo
Nova busca:        


Identificação de elementos objetivos e subjetivos no comportamento do consumidor como suporte ao desenvolvimento de produtos: um estudo na atividade turística
 
     Identificação de elementos objetivos e subjetivos no comportamento do consumidor como suporte ao desenvolvimento de produtos: um estudo na atividade turística
     Identification of objective and subjective elements on consumer behavior as support to the products development: a study at tourist activity
     


Autor(es):
Caetano, Mauro
Figueiredo Neto, Leonardo Francisco
do Nascimento, Carlos Alberto Xavier
Mariani, Milton Augusto Pasquotto


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 4, n. 1 (2011)

Palavras-chave:
; Comportamento do Consumidor; Consumo alimentar; Turismo


Resumo: Serviços relacionados à alimentação se constituem na maior contribuição dos gastos realizados pelos turistas durante suas viagens. Dessa forma, torna-se importante identificar os fatores que interferem no seu comportamento alimentar, tema esse pouco explorado pela literatura da área. Esse trabalho busca apresentar alguns elementos objetivos e subjetivos, tratados aqui como utilitarismo e hedonismo, respectivamente, que são considerados pelos consumidores nas suas escolhas por produtos alimentícios quando visitam um destino turístico. A partir de uma pesquisa exploratória e uma survey junto a turistas durante sua visita a um destino turístico, identificou-se que as orientações hedônicas no consumo de alimentos, mais evidentes entre turistas do sexo feminino, interferem significativamente no comportamento dos consumidores. A principal contribuição do trabalho está na análise desses elementos e sua contribuição para o desenvolvimento de novos produtos turísticos.