Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo rural pedagógico como prática educativa que favorece a aprendizagem: a impressão de um grupo de professoras
 
     Turismo rural pedagógico como prática educativa que favorece a aprendizagem: a impressão de um grupo de professoras
     Educational rural tourism as a pedagogical practice that promotes learning: the impression of teachers group
     


Autor(es):
Klein, Angela Luciane
de Souza, Marcelino


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 8, n. 3 (2015)

Palavras-chave:
Multidisciplinar; Ciências Sociais.; Educação; Práticas educativas; Turismo rural pedagógico.


Resumo: Os desafios que o sistema educacional apresenta ao longo destes últimos anos demandam práticas educativas inovadoras. Neste sentido, o presente artigo tem como propósito discutir a respeito da impressão de um grupo de professoras sobre o turismo rural pedagógico enquanto prática educativa que favorece a aprendizagem. Trata-se, pois, de um recorte da pesquisa científica realizada no ano de 2011, em nível de mestrado, cujas análises contemplaram duas experiências de turismo rural pedagógico: o projeto ‘Viva Ciranda’, em Joinville, SC e o Roteiro ‘Caminhos Rurais’ de Porto Alegre, RS. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a observação sistemática e entrevistas semiestruturadas, realizadas com 22 professoras, responsáveis pelas turmas de alunos que visitaram as propriedades rurais pedagógicas nos meses de agosto a novembro de 2011. Deste grupo, 14 atuavam em escolas municipais de Joinville e 8 em escolas particulares de Porto Alegre. Os resultados evidenciaram uma impressão favorável por parte das professoras. Para essas profissionais, as atividades desenvolvidas no âmbito das propriedades rurais, além de favorecer o aprendizado dos alunos em relação aos conteúdos específicos desenvolvidos em sala de aula, também possibilitaram a compreensão e valorização do trabalho do agricultor e das suas atividades produtivas. Conclui-se, desse modo, que a prática do turismo rural pedagógico emergiu como uma atividade que permite aos alunos experiências enriquecedoras e aos professores, uma maneira de ensinar os conteúdos trabalhados em sala de aula, relacionando teoria e prática, confirmada pelas impressões analisadas.