Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Gestão de Inovação em Empresa de Eventos na Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
 
     A Gestão de Inovação em Empresa de Eventos na Cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil)
     The innovation management in Event Company in Rio de Janeiro city (Rio de Janeiro, Brazil)
     


Autor(es):
Falcão, Roberto Pessoa de Queiroz
Rocha, Saulo Barroso


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 8, n. 3 (2015)

Palavras-chave:
Turismo, Administração; Turismo; Eventos; Inovação; Gestão


Resumo: No estudo verificam-se as características do processo da inovação, do ponto de vista da acumulação de capacidades, e suas implicações utilizando como base de estudos a análise de uma empresa aqui denominada como Alfa, (nome fictício), que estava atuando no segmento de feiras e eventos na cidade do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Brasil). A relevância deste trabalho se dá pela importância da área de eventos e sua contribuição para o turismo de negócios e eventos do Brasil. O trabalho tem como objetivo principal cotejar a literatura recente de inovação e acumulação de capacidades tecnológicas com evidências coletadas na empresa. Como objetivos intermediários deste estudo se buscou: traçar sugestões, baseadas em observação de características da inovação dentro da organização, à luz de Leonard-Barton (1998); e sugerir ações para acumulação de capacidade tecnológicas e inovação em empresas de eventos. A metodologia utilizada é qualitativa. Com base em entrevistas com gestores, observação direta e análise de documentos internos da Alfa foi possível realizar análise de conteúdo a fim de atingir o objetivo principal do trabalho. Na conclusão do artigo se descrevem recomendações aplicadas para que a empresa alcance novas fronteiras da inovação, bem como oferecer subsídios para outras empresas do setor de feiras e eventos implantarem ações inovadoras.