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O Turista da Região Encontro das Águas: um estudo exploratório da demanda turística no Centro-Oeste Brasileiro
 
     O Turista da Região Encontro das Águas: um estudo exploratório da demanda turística no Centro-Oeste Brasileiro
     The tourist Encontro das Águas Region: an exploratory study on tourism demand in Brazilian Midwest
     


Autor(es):
Garcia, Rita Maria de Paula


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 9, n. 1 (2016)

Palavras-chave:
Turismo; Geografia; Turismo; Centro-Oeste; Demanda turística; Espacialidade.


Resumo: O turismo é um fenômeno espacial que atinge diferentemente os lugares e as pessoas revelando práticas particulares. No Centro-Oeste brasileiro, mais precisamente no Rio Araguaia, o turismo se amplia na oferta de serviços e no crescimento da demanda, contudo são escassos os levantamentos estatísticos, logo, pouco se conhece do turismo e do turista que escolhe o interior do Brasil para realizar eventos, negócios ou praticar lazer. As investigações do processo de turistificação dos lugares, das relações sociais e da organização do espaço também são escassas. Na metodologia utilizou-se de pesquisa bibliográfica e aplicação de 95 formulários mensais ao longo de 12 meses, ou seja, 1.140 turistas respondentes no período de abril de 2012 a março de 2013. Os respondentes foram turistas que se destinavam aos Municípios de Aragarças no Estado de Goiás (GO), Pontal do Araguaia e Barra do Garças no Estado de Mato Grosso (MT), destinos indissociáveis pela proximidade de seus núcleos urbanos e pelas práticas espaciais do turismo. O objetivo da pesquisa consistiu em identificar o perfil do turista e suas motivações para o turismo na Região Encontro das Águas, e consequentemente revelar a espacialidade do turista. O turismo, nesta localidade, estava se produzindo amparando-se na natureza como principal atrativo e na motivação do encontro de familiares e amigos (30,1%) no destino (VFR Travellers), além das motivações como: lazer (26,7%), negócios (19,1%), eventos (7,3%) e outros (16,8%).