Publicações de Turismo
Nova busca:        


Dimensões da hospitalidade em um restaurante comercial
 
     Dimensões da hospitalidade em um restaurante comercial
     Dimensions of hospitality in a commercial restaurant
     


Autor(es):
Boer, Luciema De
Rejowski, Mirian


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 9, n. 1 (2016)

Palavras-chave:
Hospitalidade, Turismo; Hospitalidade; Gastronomia italiana; Restaurante comercial; Comensalidade; Sociabilidade.


Resumo: Neste artigo se investiga um local público de alimentação fora do lar, com o objetivo de verificar como se estabeleciam as relações e vínculos sociais nesse espaço. Desenvolveu-se um estudo de caso no restaurante Madalosso, localizado em Curitiba (Paraná-PR), Brasil, utilizando a análise de documentos, visitas in loco, observação participante e entrevistas semiestruturadas. Como empreendimento familiar e de tradição italiana no estilo de servir e degustar, estava fortalecendo a sua identidade e o seu posicionamento no turismo e lazer. Os resultados constataram: bom atendimento, sentimentos de familiaridade, ausência de cerimônia e formalismo e o uso de regras e rituais. A experiência dos clientes envolvia a própria refeição e suas formas de interação e o contato com os funcionários. A percepção dos entrevistados reforçou a visão positiva do empreendimento como um lugar hospitaleiro em todas as suas dimensões, onde o bom acolhimento estava sendo fator de atração e fidelização do cliente, e a hospitalidade influenciava positivamente a comensalidade aliada à sociabilidade. A pesquisa foi realizada no próprio restaurante, sendo a divulgação da pesquisa sido autorizada formalmente pelos proprietários no período de 2013 a 2015.