Publicações de Turismo
Nova busca:        


Hospitalidade, Competitividade e Stakeholders de Eventos Empresariais – Estudo de Casos em Bourbon Hotéis e Resorts (Brasil)
 
     Hospitalidade, Competitividade e Stakeholders de Eventos Empresariais – Estudo de Casos em Bourbon Hotéis e Resorts (Brasil)
     Hospitality, Competitiveness and Stakeholders of Corporate Events – The Case Study in Bourbon Hotels and Resorts (Brazil)
     


Autor(es):
Guizi, Alan Aparecido
Wada, Elizabeth Kyoko


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 9, n. 1 (2016)

Palavras-chave:
Turismo; Hospitalidade; Serviços; Stakeholders; Eventos Corporativos; Competitividade.


Resumo: O crescimento da quantidade de viagens corporativas destacada pelo Ministério do Turismo (BRASIL, 2015), e o impacto que esse segmento provoca na hotelaria em especial para hospedagem de eventos corporativos, levantou a seguinte problemática de pesquisa: As relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts? Por meio desta problemática, estabeleceu-se como objetivo geral, identificar se as relações baseadas em hospitalidade com stakeholders, seria um diferencial competitivo na atração e realização de eventos corporativos em Bourbon Hotéis e Resorts. Neste estudo de característica qualitativa-exploratória, se utilizou como método o estudo das referências bibliográficas em artigos, livros, dissertações, documentos online, matérias de mídia, e, com base em Yin (2010), a realização de entrevistas com roteiros semiestruturadas os quais foram aplicados a gerentes gerais dos hotéis escolhidos da rede Bourbon Hotéis e Resorts. Em conclusão, observou-se que o relacionamento com stakeholders estava garantindo o fortalecimento de parcerias, que resultavam na aquisição de novos clientes para realização de eventos, gerando não só recursos financeiros, como também o fortalecimento do nome da rede no mercado.