Publicações de Turismo
Nova busca:        


Midiatização e espetacularização do turismo
 
     Midiatização e espetacularização do turismo
     Tourism mediatization and spectacularization
     


Autor(es):
Moraes, Lauro Almeida de
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 9, n. 1 (2016)

Palavras-chave:
Comunicação; Antropologia; Turismo; Turismo; Cultura; Mídia; Espetáculo; Performance.


Resumo: Este artigo baseia-se em discussão iniciada na dissertação de mestrado de um dos autores (MORAES, 2012) e apresentada em congresso por Moraes et al. (2015), a qual preconiza que a teatralidade envolve a comunicação promovida pelo turismo. Os lugares preparam-se para captar e direcionar o olhar do turista, bem como este busca determinados aspectos locais já consagrados. Neste aspecto, influi também o conteúdo divulgado pelos meios de comunicação de massa, que, comumente, também acionam o espetáculo e demandam a adaptação dos atrativos turísticos à lógica do discurso midiático. O artigo tem como objetivo, portanto, refletir acerca da midiatização e espetacularização do turismo, destacando as características elementares que denotam a presença do espetáculo nos destinos turísticos. Recorreu-se a uma revisão bibliográfica com recorte sócio-antropológico, capaz de fornecer subsídios para pesquisas empíricas. Defende-se então que a midiatização e a cultura do espetáculo contemporânea produzem novas formas de relações sociais e modelos de experiência. Desta forma, o turismo, como atividade socioeconômica indissociável da atual vida cotidiana, orienta-se pela lógica do “infoentretenimento”.