Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística
 
     A Amazônia em Rio 2: Clichês culturais cinematográficos para a promoção turística
     The Amazon in Rio 2: the clichés of cinema to promote tourism
     


Autor(es):
Nogueira, Wilson de Souza
Lopes, Rafael de Figueiredo


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 10, n. 1 (2017)

Palavras-chave:
Turismo; Comunicação; Cultura; Cinema; Turismo; Ecossistemas Comunicacionais; Rio 2; Imaginário; Clichês


Resumo: No artigo se busca refletir acerca de clichês associados ao imaginário sobre o Brasil, especialmente, ao Rio de Janeiro e à Amazônia, a partir de cenas do filme de animação Rio2. O objetivo é compreender, pela perspectiva dos Ecossistemas Comunicacionais, reelaborações de aspectos culturais, produzidas para atender demandas da indústria cinematográfica, bem como suas imbricações com estratégias de desenvolvimento do turismo. A metodologia é baseada em revisão bibliográfica aliada à visualização e análise do filme. Pelo estudo, percebeu-se que o filme reproduz estereótipos consolidados no processo histórico e suscita aspectos de promoção ao turismo e megaeventos.