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A experiência e o flanar como categorias críticas na reflexão das interfaces entre Turismo e Educação
 
     A experiência e o flanar como categorias críticas na reflexão das interfaces entre Turismo e Educação
     Experience and wander as critical categories in the reflection of the interfaces between Tourism and Education
     


Autor(es):
Pulita, Edemir José


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 7, n. 4 (2014)

Palavras-chave:
Turismo; Educação; Comunicação; Cultura;; Processos educacionais; Fenômenos turísticos; Experiência; Flanar.


Resumo: Este artigo está baseado em uma análise dos atos de conhecer e de sobreviver na história da humanidade, na qual buscou-se refletir a respeito destas ações/categorias visando analisar as interfaces possíveis entre a Educação e o Turismo a elas relacionado. A partir desta reflexão pretendeu-se problematizar os links possíveis entre essas duas áreas de conhecimento, propondo-se especificamente a análise a partir dos conceitos de experiência e de flanar, fundamentados em Walter Benjamin (1994). Baseando-se na perspectiva de pesquisa qualitativa de abordagem sócio-histórica, vislumbram-se diferentes possibilidades de análises abrangentes e convergentes dos fenômenos turístico e educacional para as categorias citadas. Tal reflexão mostra-se como uma crítica pertinente tanto das experiências e análises educacionais quanto das questões turísticas na atualidade, apontando-se para a necessidade de reformulação de conceitos e estratégias de análises e de práticas em ambos os campos do conhecimento. A partir da reflexão proposta, vislumbra-se uma contribuição para se avançar na problematização de questões educacionais e turísticas sob novas perspectivas de análise, respondendo a questões atuais em ambos os fenômenos.