Publicações de Turismo
Nova busca:        


Uso de smartphones em viagens de turismo: análise do comportamento do mercado paulistano
 
     Uso de smartphones em viagens de turismo: análise do comportamento do mercado paulistano
     Smartphones use in tourism trips: analysis of consumer behavior in São Paulo (Brazil)
     


Autor(es):
Santos, Jucylene Araujo dos
Santos, Glauber Eduardo de Oliveira


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 7, n. 4 (2014)

Palavras-chave:
Administração, Comunicação, Marketing; Turismo e tecnologia; Turismo e comunicação; Smartphone; Comportamento do consumidor; São Paulo - SP.


Resumo: Dentre as diversas novas tecnologias de comunicação que têm alterado a realidade do turismo, uma que merece grande destaque é o smartphone, aparelho de telefonia móvel que dispõe de uma série de recursos avançados. Além da possibilidade de realização de chamadas telefônicas praticamente a qualquer momento e em qualquer lugar, os smartphones oferecem inúmeras possibilidades de comunicação por meio da troca de informações digitais, incluindo textos, imagens, sons e vídeos. Esses aparelhos usualmente oferecem ainda outras facilidades, como câmera fotográfica e de vídeo, mídia player, jogos, leitores de texto, ferramentas de produtividade e outros aplicativos. O presente artigo tem como objetivo investigar o uso de smartphones durante viagens turísticas. Para tanto, foi realizada em setembro de 2013 uma pesquisa quantitativa por entrevistas diretas com 368 consumidores da cidade de São Paulo (Brasil) através da qual foram levantadas informações sobre os principais usos do aparelho em viagens, as formas de conexão utilizadas e os recursos preferidos desses viajantes. Além disso, analisou-se a satisfação dos usuários em relação à experiência de uso do dispositivo. Os resultados obtidos confirmaram que os smartphones são amplamente utilizados durante as viagens turísticas, apresentaram as funcionalidades mais utilizadas e apontaram novas oportunidades de interação com os consumidores para empresas e destinos turísticos.