Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Imagem da Cidade em Fotografias Online: Estudo de Caso do Site Flickr sobre Curitiba (Paraná, Brasil)
 
     A Imagem da Cidade em Fotografias Online: Estudo de Caso do Site Flickr sobre Curitiba (Paraná, Brasil)
     The City Image in Online Photos: Case Study on Flickr Website about Curitiba (Paraná, Brazil)
     


Autor(es):
Manosso, Franciele Cristina
Bizinelli, Camila
Gândara, José Manoel Gonçalves


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 6, n. 4 (2013)

Palavras-chave:
Turismo; Turismo; Marketing; Imagem; Fotografia; Flickr; Curitiba – PR.


Resumo: A imagem dos destinos turísticos pode ser considerada uma forma eficaz de atração, principalmente quando bem trabalhada pelo marketing. Nesta conjuntura, a presente pesquisa tem como objetivo central a compreensão de como a imagem de Curitiba (Paraná, Brasil) vem sendo percebida pelos turistas que a visitam, utilizando-se como objeto de estudo a rede social Flickr, onde tanto turistas quanto moradores podem postar fotografias a respeito do que vivenciam em seu cotidiano e em suas visitas aos destinos. Para tal, utilizou-se como metodologia, a pesquisa bibliográfica e documental, bem como, as categorias de análise discutidas por Donaire e Galí (2011). Nesse sentido, como resultado da pesquisa destaca-se que os atrativos turísticos de Curitiba são considerados relevantes para o turista, sendo os parques e praças àqueles que mais se destacaram nas fotografias analisadas. Outro aspecto que deve ser salientado é a postagem de fotos que mostram Curitiba panoramicamente, isto é, que buscam destacar a dinamicidade encontrada na cidade e, não somente, alguns pontos centrais, mostrando assim, que Curitiba tem muito a oferecer tanto aos seus moradores quanto aos turistas que a visitam.