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O Ensino do Turismo através do Cinema
 
     O Ensino do Turismo através do Cinema
     Tourism teaching through cinema
     


Autor(es):
Mancini, Lorena Angélica
Costa, Michele Leandro da
Guilen, Sonia Maria Carrasco


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 10, n. 3 (2017)

Palavras-chave:
Turismo; Educação; Turismo; Cinema; Educação


Resumo: O presente artigo é resultado do Projeto de Extensão Cinema e Educação, desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR – Campus Apucarana (FECEA), com parceria do Centro de Estudos Aplicados ao Turismo da UNESPAR campus Apucarana (CEETUR). Na região atendida pelo projeto em específico não se teve conhecimento de atividades semelhantes, fato este que fez com que houvesse muitos interessados em participar. No projeto se buscou atuar na prática analisando os benefícios do uso do cinema para a prática educativa. O presente artigo objetivou analisar esta relação especificamente para o curso de Turismo, verificando como esta ferramenta estava sendo utilizada pelos professores, visando assim melhor aproveitamento desta arte na área. Quanto a metodologia do estudo em questão trabalhou-se com encontros quinzenais durante os meses de maio e junho do ano de 2016. Os filmes foram selecionados considerando suas temáticas unindo conteúdos a serem trabalhados e discutidos, relacionando-os com as áreas envolvidas no curso. Os filmes apresentados foram: Diários de Motocicleta (2004); Falando Grego (2009); Iracema - uma transa Amazônica (1975) e Comer, Rezar e Amar (2010). Após cada exibição foram feitas discussões com um mediador e os participantes e aplicado um questionário avaliativo. Concluiu-se que muitas vezes o filme ainda estava sendo usado como motivação para introduzir determinados conteúdos, porém constatando-se haver alguns professores que relataram as experiências associando educação e cinema argumentando ser um instrumento interessante tornando as aulas muito mais produtivas e dinâmicas, ampliando a capacidade de reflexão dos alunos, despertando o senso crítico da realidade.