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Mito no Turismo: uma análise barthesiana
 
     Mito no Turismo: uma análise barthesiana
     Mith in the Tourism: a barthesian approach
     


Autor(es):
Moraes Conceição, Renan Augusto


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 11, n. 2 (2018)

Palavras-chave:
Turismo; Comunicação; Turismo; Semiologia; Semiótica; Mitologia; Mito.


Resumo: O presente ensaio apresenta uma abordagem semiológica barthesiana do turismo, utilizando-se, para isso, da teoria sobre mitologia formulada por Roland Barthes (1985), aplicando a duas histórias presentes no estudo do turismo. O objetivo geral é identificar os componentes da fala mítica dentro da atividade turística, propondo, com isso, uma abordagem aprofundada de semiótica e semiologia nos estudos em turismo, ampliando o arcabouço teórico da atividade. Em um estudo de caráter bibliográfico descritivo e explicativo, na medida em que apenas aborda o conteúdo sobre turismo de maneira a correlacionar com a semiologia, caracteriza-se o mito a partir da definição barthesiana e o seu funcionamento dentro de discursos maiores, traçando um paralelo entre a estrutura mítica e dois cenários envolvendo a atividade turística. Desta forma, identifica-se que o mito, no turismo, reside em uma perpetuação da ideologia burguesa, mas existindo, ao mesmo tempo, uma negação dessa ideologia por parte dos envolvidos na atividade turística.