Publicações de Turismo
Nova busca:        


O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
 
     O papel do marketing no turismo LGBT: um contributo exploratório no contexto português
     The role of marketing in LGBT tourism: an exploratory contribution in the Portuguese context
     


Autor(es):
Silva, Sónia de Sousa e
Cardoso, Diogo de Barros Pereira
Sousa, Bruno Barbosa


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 11, n. 2 (2018)

Palavras-chave:
Turismo, Hospitalidade, Sociologia; Turismo; Comportamento do Consumidor; Marketing de Turismo; LGBT


Resumo: Considerando o impacto económico no turismo e a visibilidade social crescente da comunidade LGBT no Mundo, considera-se imprescindível desenvolver o sector turístico com base na investigação e segmentação do mercado de forma a tornar um destino turístico mais competitivo. O turismo LGBT é um turismo de segmentos que tem vindo a assumir uma importância crescente no setor turístico. Neste sentido, o objetivo do presente estudo consistiu em examinar o papel do marketing turístico e qual a sua importância no que se refere às especificidades desta comunidade. Pretendeu-se, igualmente, traçar o perfil do turista LGBT, a procura e a oferta turística existente em contextos nacionais e internacionais. Foi apresentado e discutido um modelo conceptual, a testar empiricamente, por forma a melhor compreender a importância de algumas variáveis do marketing numa ótica de comportamento do consumidor do segmento LGBT. Apesar da oferta existente, este segmento, ainda está pouco explorado em Portugal no ano de 2018. No final, procede-se a uma reflexão sobre o tema com a explicitação de um modelo e discutem-se linhas de investigação futura.