Publicações de Turismo
Nova busca:        


A hospitalidade cuiabana a partir do estudo de caso no estabelecimento comercial - “Chá com Bolo Cuiabano da Tia Fran”, Cuiabá (Mato Grosso/MT, Brasil)
 
     A hospitalidade cuiabana a partir do estudo de caso no estabelecimento comercial - “Chá com Bolo Cuiabano da Tia Fran”, Cuiabá (Mato Grosso/MT, Brasil)
     The hospitality in Cuiabá (Mato Grosso, Brazil) based on the case study in a commercial establishment - 'Chá com Bolo Cuiabano da Tia Fran'
     


Autor(es):
Castravechi, Luciene Aparecida


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 11, n. 3 (2018)

Palavras-chave:
Turismo; Hospitalidade; Turismo; Hospitalidade; Chá com Bolo Cuiabano; Cuiabá.


Resumo: O presente texto tem como objetivo investigar a hospitalidade cuiabana praticada no estabelecimento comercial, também caracterizado como casa de chá ou cafeteria – “Chá com Bolo Cuiabano da Tia Fran”, na cidade de Cuiabá, capital do estado de Mato Grosso (Brasil). Para a elaboração desse estudo se utilizou de pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, por meio de entrevistas estruturadas com os proprietários do empreendimento e aplicação de questionários semiabertos aos clientes. Como referencial teórico, foram utilizados conceitos de atmosfera e hospitalidade relacionando-os com o perfil desenvolvido pela empresa. A partir da verificação in loco buscou-se identificar os pratos típicos servidos, a estrutura física do estabelecimento, sua decoração, recepção e assim, observou-se a sua atmosfera e hospitalidade presentes naquele espaço. Percebeu-se que a atmosfera criada para atender o público que frequentava o “Chá com Bolo Cuiabano da Tia Fran” era acolhedora, e, incitando nos clientes o desejo de consumir os seus produtos devido a sua organização e apresentação, bem como a sensação de saborear e experimentar os hábitos alimentares da cultura cuiabana. A pesquisa foi realizada no próprio estabelecimento, sendo a sua divulgação autorizada formalmente pelos proprietários no período de 2017 a 2018.