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Avaliação do Programa Institucional de Monitoria nos cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), à luz do engajamento estudantil
 
     Avaliação do Programa Institucional de Monitoria nos cursos de Hotelaria e Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), à luz do engajamento estudantil
     Evaluation of the Institutional Monitoring Program in the Hotel Management and Tourism courses in Federal University of Pernambuco (Brazil), from the student engagement view
     


Autor(es):
Belchior, Maria Helena
Silva, Ana Rosa


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 11, n. 3 (2018)

Palavras-chave:
Turismo, Educação; Turismo; Engajamento estudantil; Programa de monitoria; Experiência.


Resumo: O cenário deste trabalho é focado em uma Universidade Pública Federal e no seu Programa Institucional de Monitoria. Tem como objetivo avaliar a monitoria acadêmica desenvolvida pelos estudantes dos cursos de Bacharelado em Hotelaria e em Turismo da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil), no período de 2013.1 a 2018.1, a partir do engajamento de seus participantes. Classifica-se, quanto aos objetivos, a partir da perspectiva exploratória e explicativa. Possui uma abordagem qualitativa amparada nas análises de 17 relatórios de monitoria, em especial a seção avaliação de experiência da monitoria, relativas à participação dos discentes na condição de monitores. Para fins de tratamento dos dados optou-se pela criação de categorias, levando-se em consideração as dimensões do engajamento estudantil cognitiva, comportamental e emotiva. Como resultados, foi possível avaliar a permanência de um estudante continuadamente por três monitorias consecutivas sob orientação de um mesmo docente; em quatro dos relatórios todas as dimensões do engajamento foram encontradas. Ademais, a dimensão cognitiva foi a mais presente nos documentos analisados, 13 no total, o que, sobremaneira, aproxima o Programa Institucional de Monitoria ao engajamento estudantil com vistas a um aprendizado mais consistente e significativo do discente participante.