Publicações de Turismo
Nova busca:        


Turismo Social: o modelo do Serviço Social do Comércio (SESC)
 
     Turismo Social: o modelo do Serviço Social do Comércio (SESC)
     Social Tourism: the model of the Social Service of Commerce (SESC)
     


Autor(es):
Vargas, Everson Emanoel Marcos de Araujo
Colasante, Tatiana


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 11, n. 3 (2018)

Palavras-chave:
Turismo; Administração; Turismo; SESC; Turismo Social; Viabilidade


Resumo: O presente artigo visa contextualizar e analisar o programa de turismo social desenvolvido e implementado pelo Serviço Social do Comércio (SESC), pautado nas diretrizes de sustentabilidade e promoção do acesso ao turismo para todas as pessoas. O modelo atende as demandas sociais e se mostra economicamente viável, constituindo-se em uma boa oportunidade para empresas ou empreendimentos turísticos nos períodos de baixa temporada, oferecendo serviços a baixo custo capazes de promover a atividade turística socialmente inclusiva sem representar grandes prejuízos para o prestador do serviço. Os resultados apresentados são decorrentes de pesquisa bibliográfica e documental no ano de 2018 e indicam a necessidade de se pensar em investimentos no turismo social como forma de turismo democrático e acessível a todas as pessoas na qualidade de direito social e que se desenvolve à margem do mercado turístico tradicional.