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Avaliação do Uso de Praças em Áreas de Interesse Turístico: o caso do Centro Histórico de Belém, Pará
 
     Avaliação do Uso de Praças em Áreas de Interesse Turístico: o caso do Centro Histórico de Belém, Pará
     
     


Autor(es):
Lobo, Marco Aurélio Arbage
Tourinho, Helena Lúcia Zagury
Coelho, Roseane Lima


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 12, n. 1 (2019)

Palavras-chave:
Planejamento urbano e Regional/Demografia, Planejamento Urbano e Regional; Turismo; Praça pública; Centro histórico; Lazer urbano.


Resumo: As praças desempenham papel social importante nas cidades como locais de lazer, encontros e outras atividades. Aquelas situadas em centros históricos possuem, comumente, elementos de grande valor simbólico e, por isso, despertam grande interesse em serem visitadas por turistas. Para torná-las mais atrativas, é necessário que sejam intensamente usadas, especialmente pelos moradores do entorno, pois assim aumenta-se a segurança desses locais e proporciona aos turistas maiores oportunidades de contato com a cultura local. O objetivo deste trabalho foi avaliar a capacidade que possuem as praças situadas no Centro Histórico de Belém (CHB) para atraírem os moradores da sua vizinhança. Para isso, propõe a construção do Índice de Atratividade de Praças, composto por fatores considerados relevantes na decisão desses moradores de usar ou não esses locais. O índice foi testado por meio de um estudo comparativo de cinco praças situadas no CHB. Os componentes do índice de cada praça foram pontuados mediante avaliação técnica em campo e, em seguida, calcularam-se suas notas finais. Essas notas foram testadas por meio de entrevistas com 35 moradores do entorno. As praças mais frequentadas pelos entrevistados foram justamente aquelas com as maiores pontuações no índice. Os resultados mostraram que o índice proposto pode ser um instrumento válido para avaliar a capacidade de uma praça de estimular seu uso pelos moradores, o que constitui um atrativo a mais para serem visitadas por turistas.