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Turismo e Indicação Geográfica: a denominação de origem da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, Brasil
 
     Turismo e Indicação Geográfica: a denominação de origem da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, Brasil
     
     


Autor(es):
de Lorena, Giseli
Areas, Patrícia de Oliveira
Cunha Lima, Felipe Borborema


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 12, n. 2 (2019)

Palavras-chave:
Turismo; História; Geografia; Economia; Turismo. Sustentabilidade. Indicação Geográfica. Bananicultura. Corupá.


Resumo: A comunicação objetiva estabelecer reflexões acerca do processo de Indicação Geográfica (IG) por Denominação de Origem (DO) da banana da Região de Corupá, Santa Catarina, e sua potencialidade para o desenvolvimento sustentável. Iniciado em 2016, obteve o registro em 2018 pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Metodologicamente, o estudo é qualitativo, de natureza exploratória, conduzido via revisão bibliográfica integrativa e documental e com inserção em campo, por meio de observação participante. A escrita do texto segue o debate sobre a importância da IG enquanto fomentadora de arranjos produtivos locais, com ênfase na agricultura familiar e nas relações destes temas com a busca pela proteção das tradições e dos modos de fazer. A principal contribuição da pesquisa foi de fornecer novos dados para correlacionar temas como: indicação geográfica, patrimônio, turismo e gastronomia. Dentre os resultados alcançados está a comprovação da bananicultura na região como uma tradição capaz de garantir a manutenção do saber-fazer, da memória coletiva e a relação de pertencimento entre a população e o município, propiciando a salvaguarda dos costumes. Foi constatado que o processo de DO oportuniza uma redinamização econômica ao propor a interação do turismo e da gastronomia. Estes aspectos ampliam a oferta de novos arranjos produtivos (produtos e serviços) e demonstram a vocação do território para práticas de segmentos turísticos não tradicionais como o comunitário, de experiência e o criativo.