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Turismo e participação social no contexto do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, Minas Gerais
 
     Turismo e participação social no contexto do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, Minas Gerais
     
     


Autor(es):
Alves, Monalisa Barbosa


Periódico: Turismo e Sociedade

Fonte: Turismo e Sociedade; v. 13, n. 3 (2020)

Palavras-chave:
Turismo; Turismo; Participação Social; Políticas Públicas de Turismo; Desenvolvimento Local


Resumo: No âmbito das políticas públicas de turismo no Brasil, uma importante questão que emerge é como responder ao compromisso de participação social frente ao desenvolvimento do turismo. Tendo em vista a necessidade de se avançar em novas reflexões sobre os desafios da participação social no âmbito do turismo, o presente artigo teve como objetivo analisar em que medida a participação, um dos princípios norteadores do Programa de Regionalização do Turismo, se efetiva no contexto do Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, Minas Gerais. Trata-se de um estudo de caso fundamentado em uma abordagem interdisciplinar, a partir de análise qualitativa, baseada em pesquisa bibliográfica e documental; pesquisa de campo composta por entrevistas semiestruturadas; e, análise de conteúdo. Os principais resultados revelaram que apesar do tema participação social ser ressaltado nas políticas públicas de turismo, os discursos veiculados estão distanciados das práticas efetivas. A política pública de regionalização do turismo é implementada em Minas Gerais por meio das Instâncias de Governança Regionais denominadas Circuitos Turísticos. No entanto, sob a ótica de análise da participação social, verificou-se que, que no Circuito Turístico Serras de Ibitipoca, existem diversos desafios para a efetivação de uma gestão participativa e descentralizada tal como proposto pela política, refletindo em uma baixa participação. Aponta-se, portanto, a necessidade de mudanças nos processos que levem ao aumento da participação dos atores locais, o que envolve a governança e pressupõe um processo educativo que vise sensibilizar e conscientizar a partir da realidade local.