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VISÃO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO NO SEGMENTO DE BARRACAS DE PRAIA ASSOCIADAS À ABRASEL EM FORTALEZA/CE
 
     
     VISÃO DAS ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS GENÉRICAS COMO FATOR DE VANTAGEM COMPETITIVA: UM ESTUDO NO SEGMENTO DE BARRACAS DE PRAIA ASSOCIADAS À ABRASEL EM FORTALEZA/CE
     


Autor(es):
Nunes, Rômulo Augusto Costa
Nunes, José Orlando Costa


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 2 No. 1 (2013); 49-69

Palavras-chave:


Resumo: Empresas de todo planeta enfrentam uma competição crescente e irreversível, e é no âmago das tomadas de decisões estratégicas e no nível de cada negócio individual que as vantagens competitivas são ganhas ou perdidas. O objetivo dessa pesquisa é analisar se existe ou não aplicabilidade das estratégias competitivas genéricas desenvolvidas por Porter (1980) e Miles e Snow (1978) no segmento de barracas de praia de Fortaleza/CE associadas à ABRASEL e verificar se seus gerentes as utilizam e em utilizando, identificar as que mais se adéquam a esse tipo de empresa. O estudo é do tipo exploratório-descritivo com uso de um questionário com questões abertas e fechadas e foi aplicado pelos próprios pesquisadores aos gerentes das barracas de praia. Os resultados puderam evidenciar que as estratégias genéricas são aplicáveis às barracas de praia de Fortaleza, e que os gerentes as utilizam em sua gestão pelo menos uma delas, muito embora tenha percebido que eles não estejam familiarizados com estes termos e com suas técnicas de trabalho.