Publicações de Turismo
Nova busca:        


INTER, MULTI E TRANSDISCIPLINARIDADE NO TURISMO: QUESTÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NOS CURSOS DE TURISMO DO BRASIL
 
     
     INTER, MULTI E TRANSDISCIPLINARIDADE NO TURISMO: QUESTÕES SOBRE O PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM NOS CURSOS DE TURISMO DO BRASIL
     


Autor(es):
Farias, Mayara Ferreira de
Sonaglio, Kerlei Eniele


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 2 No. 2 (2013); 12-36

Palavras-chave:


Resumo: O processo de ensino-aprendizagem em qualquer área do conhecimento requer especificidades de metodologias aplicadas em cada componente curricular dos mais variados cursos. Buscando compreender a distinção entre os conceitos e os estudos sobre interdisciplinaridade, multidisciplinaridade e transdisciplinaridade, o presente trabalho objetivou mostrar a relação entre os temas citados pontuando como essas perspectivas poderiam ser desenvolvidas nas aulas dos cursos de turismo, sendo que, para tal, o artigo foi construído a partir de uma análise teórica baseada em fontes de pesquisa bibliográfica e documental. No texto, destaca-se que é fundamental valorizar as especificidades individuais dos sujeitos e das disciplinas visando propiciar a reflexão em perspectiva coletiva. Além disso, ressalta-se que é preciso que o processo educativo no turismo possua profissionais qualificados que utilizem, para uma melhor compreensão do fenômeno turístico, da inter, da multi e da transdisciplinaridade como ferramentas essenciais ao processo de ensino-aprendizagem nos cursos de turismo no Brasil.