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A SEGMENTAÇÃO DA DEMANDA TURÍSTICA NO MERCADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS DE FOMENTO AO SETOR
 
     
     A SEGMENTAÇÃO DA DEMANDA TURÍSTICA NO MERCADO BRASILEIRO E AS POLÍTICAS DE FOMENTO AO SETOR
     


Autor(es):
Colantuono, Aline Correia de Sousa


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 5 No. 2 (2016); 219-250

Palavras-chave:


Resumo: O turismo passou a ser preocupação do governo brasileiro na década de 1950. Contudo, somente após o Plano Real que a atividade começou a ter maior expressão no Brasil. Desde então, políticas de fomento têm sido adotadas nas diferentes gestões públicas. Desse modo, ao planejar o setor e criar produtos que atendam às exigências dos turistas, os operadores turísticos e os gestores têm buscado a segmentação desse mercado. Assim, a partir de uma pesquisa exploratória, descritiva e fundamentada na revisão bibliográfica e documental, pretende-se analisar, de um lado, as políticas públicas tomadas no país para fomentar o turismo nacional e, de outro, a segmentação da demanda turística no mercado brasileiro no período recente. De modo geral, é possível dizer que as políticas públicas não só criaram condições para os brasileiros despenderem com o turismo doméstico, como contribuíram para o ganho de competitividade do turismo brasileiro no mercado mundial. Ademais, além de se observar que a intenção de viagem cresceu entre os brasileiros em 2015, verificou-se que a maioria prefere viajar acompanhado e para outra região dentro do país. No que se refere ao turismo receptivo, a chegada de turistas estrangeiros ao Brasil cresceu 9,1% ao ano, em média, de 1970 a 2014. Entre os principais países emissores de turistas ao mercado doméstico, estão: Argentina, Estados Unidos, Alemanha, Uruguai e Chile.