Publicações de Turismo
Nova busca:        


E-COMMERCE NA HOTELARIA: RECORTE SOBRE O COMÉRCIO ELETRÔNICO NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM FOZ DO IGUAÇU
 
     
     E-COMMERCE NA HOTELARIA: RECORTE SOBRE O COMÉRCIO ELETRÔNICO NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM EM FOZ DO IGUAÇU
     


Autor(es):
Oliveira, Nathan Marques


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 5 No. 2 (2016); 300-324

Palavras-chave:


Resumo: O surgimento da internet na década de 60 e, sobretudo, sua popularização na década de 90 proporcionou diferentes desenvolvimentos e aperfeiçoamentos na tecnologia de informação e comunicação (TIC). O e-commerce ou comércio eletrônico é uma demonstração do avanço das TICs, resumido como qualquer tipo de transação comercial em que ambas as partes interagem eletronicamente, tendo em vista sua comodidade e facilidade na transação. A adoção e uso das TICs e do e-commerce tornaram-se peças chaves para o turismo e a hotelaria, uma vez que informação desempenha um papel vital, não tornando-se diferente para a hotelaria do destino de Foz do Iguaçu, que pode vir a obter sucesso com a utilização dessa tecnologia. Dentro desse contexto se desenvolve esse estudo que tem como objetivo principal analisar as ferramentas de ecommerce que os meios de hospedagem do destino utilizam. Este estudo caracteriza-se por uma pesquisa do tipo exploratória de caráter descritivo por se propor a analisar os meios de hospedagem do destino, tendo como universo da pesquisa os 176 meios de hospedagem catalogados no Inventário Turístico Municipal do ano de 2014, disponibilizado pela Secretaria de Turismo do Município, das quais obteve-se uma amostra de 14 estabelecimentos. A pesquisa tem um caráter metodológico de abordagem quantitativa, utilizando para levantamento de dados um questionário eletrônico autoadministrável, enviado aos setores de vendas de cada meio de hospedagem. Os resultados demonstram a importância das TICs para os indivíduos e organizações, salientando o crescimento constante do uso frequente da internet e oportunidades de vendas mediante a utilização de ferramentas tecnológicas.