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A comercialização do produto turístico associado
 
     A comercialização do produto turístico associado
     
     


Autor(es):
Viana, Lina Juliana Tavares
Cunha, Daniela Rodrigues da
Anjos, Francisco Antonio dos


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 9, n. 2 (2009):

Palavras-chave:
; Produto Turístico; Planejamento Turístico; Infra-estrutura;


Resumo: Esse artigo buscou compreender o desenvolvimento turístico do atrativo, Rota dos Tropeiros, permeado pelos municípios paranaenses de Lapa, Ponta Grossa, Castro e Tibagi. A pesquisa teve por objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do turismo e suas formas de comercialização, identificando a atratividade dessas quatro cidades que permeiam o destino Rota dos Tropeiros. A pesquisa é de natureza qualitativa e investigação exploratória, descritiva e delineamento bibliográfico. A metodologia aplicada foi subdividida em duas categorias, identificadas por externa (vias de acesso) e interna (água, esgoto, energia e espaços públicos de lazer). Por conclusão verificou-se que a empresa Rota dos Tropeiros e seus associados não apresentam dados quantitativos dos turistas e visitantes que procuram o destino. Os espaços públicos destinados ao lazer, em áreas naturais e construídos da associação Rota dos Tropeiros apresentam divergências para com os segmentos, os quais os municípios analisados estão inseridos. A infra-estrutura básica de transportes não apresenta facilidade na acessibilidade, gerando conflito de informação com os mapas rodoviários oficiais. Embora exista um trabalho em conjunto para o desenvolvimento de uma região a infra-estrutura quando se apresenta incipiente não agrega resultados positivos na consolidação de um espaço independente deste espaço ser trabalhado inicialmente como produto turístico. Palavras-chave: Produto Turístico; planejamento turístico; infra-estrutura. Abstract: This article understand the development of tourist attraction, the Route Tropeiros, permeated by municipalities paranaenses of Lapa, Ponta Grossa, Castro and Tibagi. The research aimed to make the process of development of tourism and its forms of marketing, identifying the attractiveness of these four cities that permeate the fate of Route Tropeiros. The research is a qualitative and exploratory research, design and descriptive literature. The methodology used was divided into two categories, identified by external (access roads) and internal (water, sewage, energy and public spaces for leisure). In conclusion it was found that the company Tropeiros of Rota and his associates do not have quantitative data of tourists and visitors seeking the destination. Public spaces for recreation in natural areas and built the association of Route Tropeiros to have differences with the segments, which analyzed the municipalities are inserted. The basic infrastructure of transport does not give in easily accessible, generating conflict of information with the official road maps. Although there is a working together for the development of a region where the infrastructure is not incipient presents aggregate results in the consolidation of an area independent of this area be worked initially as a tourist product. Key-words: Product tourism; planning tourism; infrastructure.