Publicações de Turismo
Nova busca:        


MODELO CONCEITUAL A PARTIR DAS TEORIAS BORDASSCRIPT APLICADO A UM EVENTO TURÍSTICO
 
     
     MODELO CONCEITUAL A PARTIR DAS TEORIAS BORDASSCRIPT APLICADO A UM EVENTO TURÍSTICO
     


Autor(es):
Cardoso, Edna Aniceto de Magalhães
Gosling, Marlusa de Sevilha


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 7 No. 1 (2018); 44-57

Palavras-chave:


Resumo: Na indústria do turismo, a competitividade entre os destinos geralmente não está centrada apenas no produto turístico (ambiental, transporte, recursos, hospitalidade, serviços turísticos, etc.), mas no destino turístico como um conjunto integrado de clusters que propiciam uma experiência memorável para o turista, a partir da co-criação de valor. Este estudo propõe que a popularidade dos destinos turísticos pode ser reforçada por uma combinação de fatores como: competividade, satisfação e lealdade a partir de uma experiência autêntica do consumidor de turismo, ou seja, do valor percebido a partir da lógica de serviço dominante (SDL – Service Dominant Logic). O objetivo desta pesquisa foi apresentar um modelo conceitual baseado no modelo de Bordas e na teoria de Script para avaliar os fatores de competitividade e experiência emocional dos consumidores em um evento turístico. Procurou-se discutir neste estudo como a competitividade dos clusters, baseada no modelo de Bordas, na teoria de Script e na lógica de serviço dominante, pode proporcionar uma experiência memorável que implique na satisfação do turista e sua consequente lealdade para com o destino turístico.