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A CIDADE, O TURISMO E OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: REFLEXÕES COM BASE EM ARTIGOS LISTADOS EM SCOPUS
 
     
     A CIDADE, O TURISMO E OS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS: REFLEXÕES COM BASE EM ARTIGOS LISTADOS EM SCOPUS
     


Autor(es):
Guizi, Alan Aparecido


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 7 No. 2 (2018); 139-159

Palavras-chave:


Resumo: O presente estudo tratou de verificar os impactos positivos e/ou negativos da chegada de negócios internacionais, especialmente relacionados ao turismo, em áreas urbanas, bem como possíveis efeitos diretamente ligados à qualidade de vida e de visitação turística na cidade, de modo que permitisse observar se estes impactos levam à indisposição dos habitantes locais em receber novas empresas e turistas, o que compromete a hospitalidade na destinação, entendida como todos os atos de relacionamento humano entre aqueles que são parte de uma comunidade com aqueles que vêm de fora, baseados nos princípios da ética e dos bons-costumes (CAMARGO, 2004). Este estudo, de característica qualitativa e exploratória, considerou a coleta de artigos previamente publicados e indexados na base de dados Scopus para desenvolvimento de reflexão teórica. Após as buscas de palavras-chave tendo como base o escopo e a temática de pesquisa, foram coletados 10 artigos que garantiram ao estudo abrangência geográfica e temporal para compreensão dos impactos positivos e/ou negativos de instalações de negócios internacionais em áreas urbanas. Ao final, observou-se que existem diversas oportunidades de crescimento turístico com a chegada de empresas e redes internacionais, porém as relações cidade-empresas devem ser reguladas e supervisionadas por todos os stakeholders envolvidos, de modo que não ocorram excessos, ocasionando maiores impactos às cidades e ao anfitrião.