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AULA DE CAMPO COMO MÉTODO DE VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL: UM ESTUDO DE CASO
 
     
     AULA DE CAMPO COMO MÉTODO DE VALORIZAÇÃO PATRIMONIAL: UM ESTUDO DE CASO
     


Autor(es):
Guerra, Diana Rayssa dos Santos
Guardia, Mabel Simone
Araújo, Fernanda Santos Gentil


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 7 No. 2 (2018); 160-185

Palavras-chave:


Resumo: Ao abordar o Turismo e a Educação como áreas que podem ser interligadas, surge a possibilidade de estudar o turismo como método de ensino, visto que a prática de realização de aulas de campo na educação já ocorre há bastante tempo, mas é pouco estudada no âmbito do turismo. Dessa forma, o que instigou a pesquisa dessa temática foi conhecer os benefícios da aula de campo como método de valorização patrimonial na cidade de Currais Novos/RN. Trata-se, assim, de um estudo de caso de caráter qualitativo realizado na Escola Municipal Ausônio Araújo, e que, por envolver crianças, fundamenta-se no método de Educação Patrimonial, além de utilizar conceitos provenientes da Zona de Desenvolvimento Proximal. Para subsidiar os capítulos teóricos, foram realizados levantamentos bibliográficos sobre turismo, educação e patrimônio, bem como o ensino da história local. Os resultados foram apresentados em quatro etapas de acordo com o método de Educação Patrimonial, analisando-os com base no referencial teórico, o que possibilitou o conhecimento dos benefícios que a aula de campo proporcionou à educação como método de ensino. Por fim, buscou-se relacionar os resultados de outras pesquisas realizadas acerca da temática semelhante, comparando os resultados obtidos. Com isso, constatou-se que a aula de campo é um método que auxilia eficazmente no aprendizado das crianças.