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CULINÁRIA, SENSORIALIDADE E MEMÓRIA: UMA REVISÃO SOBRE MARCA GASTRONÔMICA
 
     
     CULINÁRIA, SENSORIALIDADE E MEMÓRIA: UMA REVISÃO SOBRE MARCA GASTRONÔMICA
     


Autor(es):
Koerich, Guilherme Henrique
Sousa, Richard Perassi Luiz de
Cunha, Cristiano José Castro de Almeida


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 8 No. 1 (2019); 28-50

Palavras-chave:


Resumo: Os produtos culinário-gastronômicos são percebidos por diferentes sinais, como as cores, texturas, gostos e sons, que identificam e distinguem um produto alimentíciogastronômico dos outros. Estes aspectos sensoriais, podem ser percebidos pelos sentidos do corpo, e lembrados em associação com reações emocionais e psicológicas. Neste sentido, a marca sensorial relaciona um conjunto de lembranças, referente às vivências afetivas e a aspectos conceituais, históricos ou tradicionais, que constituem e representam um acervo memorativo intangível e, quando associado a produtos culinários-gastronômicos, convém denominar de marca gastronômica. Nesta perspectiva, a pesquisa objetiva identificar estudos sobre marca gastronômica, e classificar suas diferentes abordagens. A pesquisa apurou 448 documentos, os quais foram minerados e selecionados 41 artigos em fina aderência ao tema, e realizou-se análises bibliométricas acerca do número de publicações selecionadas, evolução ao longo dos anos, países de ocorrência e áreas dos periódicos; e análise de conteúdo, referente a abordagem dos artigos e objetos de marca gastronômica. Dessa forma, constatou-se que as pesquisas acerca do tema são recentes, e que as abordagens dos artigos são múltiplas, incluindo a promoção do destino turístico, marca de lugar, marca de valor para o turismo, o chef como marca, marca gastronômica de nação, gastronomia como marca cultural, gastronomia étnica como marca de imigrantes, gastronomia como identidade de marca na indústria criativa, gastronomia étnica como marca e a gastronomia como marca de meme. Contudo, o tema marca gastronômica é associado em maior recorrência com lugares, atividade turística e destino turístico, que compreende o lugar de prática da atividade turística.