Publicações de Turismo
Nova busca:        


Motivação para viajar, fontes de informação e qualidade percebida do serviço: um estudo com turistas da Oktoberfest, em Munique (RFA) e Blumenau (BR)
 
     Motivação para viajar, fontes de informação e qualidade percebida do serviço: um estudo com turistas da Oktoberfest, em Munique (RFA) e Blumenau (BR)
     Motivation to travel, information sources and perceived service quality: a study with Oktoberfest tourists in Munich (Germany) and Blumenau (BR)
     Motivación para viajes, fuentes de información y calidad percibida del servicio: un estudio con turistas de Oktoberfest en Munich (Alemania) y Blumenau (Brasil)


Autor(es):
Moretti, Sérgio Luiz do Amaral
Zucco, Fabricia Durieux
Silva, Dirceu da


Periódico: Caderno Virtual do Turismo

Fonte: Caderno Virtual de Turismo; v. 13, n. 3 (2013)

Palavras-chave:
Motivações para viajar; Fontes de informação; Qualidade percebida dos serviços


Resumo: Esta pesquisa analisa relações entre três dimensões em eventos turísticos: motivação para viajar, fontes de informação utilizadas e qualidade percebida do serviço. Foram comparadas as edições de 2011 da Oktoberfest em Blumenau (SC, Brasil) e Munique (Baviera, Alemanha). Utilizou-se Análise Fatorial Confirmatória com modelo de mensuração PLS, para validar a escala e os testes de hipótese bivariados para avaliar possíveis diferenças entre as amostras. As escalas foram validadas com indicadores aceitáveis. Os testes bivariados indicaram tendência maior de concordância da amostra alemã apenas com o construto Informal da dimensão fontes de informação, enquanto a amostra brasileira concordou com os demais itens da escala.