Publicações de Turismo
Nova busca:        


TURISMO DE BASE LOCAL E CULTURA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O APOIO AO TURISMO E SEUS ANTECEDENTES EM COMUNIDADES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NO RIO GRANDE DO NORTE (BRASIL)
 
     
     TURISMO DE BASE LOCAL E CULTURA: UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O APOIO AO TURISMO E SEUS ANTECEDENTES EM COMUNIDADES INDÍGENAS E QUILOMBOLAS NO RIO GRANDE DO NORTE (BRASIL)
     


Autor(es):
Félix, João Paulo Serafim
Farias, Mayara Ferreira de
Chagas, Márcio Marreiro das
Marques Júnior, Sérgio


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 9 No. 1 (2020); 1-25

Palavras-chave:


Resumo: O presente estudo buscou expor as percepções dos residentes de comunidades indígenas e quilombola, bem como seus anseios, desejos e necessidades, na tentativa de promover o empoderamento destes grupos, historicamente marginalizados por diferentes atores sociais. Além disso, propôs uma análise sobre percepção de autóctones sobre o turismo com foco voltado para grupos éticos tradicionais. Especificamente, procurou-se corroborar para o preenchimento de lacunas neste campo de pesquisa e contribuir como base teórica para novos trabalhos. Ao ponto que, partiu-se do pressuposto que a identificação dos fatores antecedentes do apoio do autóctone ao desenvolvimento do turismo poderá estimular potenciais benefícios a estes Stakeholders. A população e amostra de interesse deste trabalho é constituída pelos residentes das comunidades do Catú dos Eleotérios, Sagi Trabanda e Sibaúma, situadas na microrregião litoral sul do Estado do Rio Grande do Norte nos municípios de Baía Formosa, Canguaretama e Tibau do Sul. A amostra, por sua vez, foi realizada pelo método por conveniência, sendo a escolha do sujeito feita por meio do método aleatório simples. A coleta de dados foi desenvolvida tendo como instrumento um formulário em escala métrica de 11 pontos, no qual [0] indicou discordância total e [10] a plena concordância, chegando ao total de 200 questionários válidos. O formulário aplicado foi dividido em 05 blocos, com afirmações referentes a percepção dos impactos do turismo, apego ao lugar, percepção de empoderamento dos residentes sobre a atividade turística e avaliação da atuação do poder público e apoio ao desenvolvimento do turismo. A análise dos dados foi realizada por meio do software Statistical Package for Social Science (SPSS 22.0). O processamento de dados foi realizado a partir de estatísticas descritivas, análise fatorial exploratória e análise de correlação de Pearson. Os principais resultados da pesquisa indicaram baixas avaliações dos respondentes sobre os serviços e atuação do poder público das regiões do estudo. Neste contexto, recomendou-se que os poderes públicos locais conferissem maior atenção às necessidades e anseios de seus cidadãos, além de atuação mais afetiva e transparente. Nesta perspectiva, concluiu-se que é basal, ao primeiro setor, a elaboração de ações que tenham como objetivo a inclusão, sensibilização e o incentivo a participação das comunidades locais na gestão e desenvolvimento do turismo para que seja possível aumentar a confiança e apoio ao turismo por estes grupos, tendo sido elencadas sugestões de ações que podem ser desenvolvidas e implementadas para que exista, de forma efetiva, uma relação benéfica, interativa, harmoniosa e com benefícios mútuos entre o apoio ao turismo e seus antecedentes em Comunidades Indígenas e Quilombolas.