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A COMUNICAÇÃO TURÍSTICA DIGITAL DO LOCAL AO GLOBAL: UMA AVALIAÇÃO DE SITES OFICIAIS DE TURISMO
 
     
     A COMUNICAÇÃO TURÍSTICA DIGITAL DO LOCAL AO GLOBAL: UMA AVALIAÇÃO DE SITES OFICIAIS DE TURISMO
     


Autor(es):
Rosa, Lorena Carolina Barrada Lisboa da
Silva, Victor Bentes da
Lobato, Flavio Henrique Souza


Periódico: Turismo: Estudos e Práticas

Fonte: Revista Turismo Estudos e Práticas - RTEP/UERN; Vol. 9 No. 1 (2020); 1-18

Palavras-chave:


Resumo: : A tecnologia vem crescendo com o tempo, levando informações a todos os quatro cantos do mundo. Nessa evolução tecnológica, o turismo embarca se tornando cada vez mais fácil de ser executado por quem dispõe de um computador, tablet ou smartphone. Entrementes, é notável que muitos sites ainda dispõem de déficits de informações necessárias para que os viajantes tenham uma viagem tranquila e sem grandes problemas. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou avaliar a eficiência de sites oficiais de turismo da cidade de São Paulo, do Estado do Pará e da Alemanha, identificando se eles possuem informações indispensáveis para um indivíduo que almeja viajar por conta própria. O caminho metodológico construído para possibilitar esta investigação, de caráter analítico, se estabeleceu a partir de uma abordagem quali-quantitativa, com pesquisas bibliográficas, documentais e de campo. Estas últimas compreenderam uma avaliação técnica realizada a partir de um quadro analítico criado com base nos estudos de Ladeiro (2012) e Tomikawa (2009), utilizando como quesitos de avaliação os recursos técnicos e turísticos e as redes sociais dos sites. Somaram-se a este instrumento, observações dos sites e capturas de tela (Prints Screen) enquanto ferramentas para a coleta de dados. Os dados permitiram compreender que, do local ao global, a comunicação digital em sites oficiais turismo possui uma série de deficiências, sendo o site do Estado do Pará o com a pior avaliação. Neste estudo, portanto, se expõe as qualidades e as deficiências dos sites analisados, de maneira que se abrem caminhos para que ideias sejam fomentadas em direção à melhoria da comunicação turística digital.