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(In) Definição de Competências Laborais em Turismo: implicações sobre o perfil profissional
 
     
     
     (In) Definição de Competências Laborais em Turismo: implicações sobre o perfil profissional


Autor(es):
Paula, Sara Conceição de
Carvalho, Fabíola Cristina Costa de
Pimentel, Thiago Duarte


Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia

Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 3 n. 2 (2017): Turismo na Contemporaneidade: temas emergentes e reincidentes segundo realidades diferentes; 63-69

Palavras-chave:


Resumo: Este artigo baseia-se na teoria de consenso e dissenso de Farrell e Quiggin(2012) sobre a relevância de um consenso de um grupo de expertos em um dado espaço social para estudar como o consenso entre os atores centrais do turismo influência na definição e congruência de competências, habilidades e atitudes (CHA’s) de um turismólogo. São apresentados os resultados de uma investigação comparada das expectativas de três conjuntos de atores centrais: (a) o mercado de trabalho; (b) as instituições de ensino; e (c) os profissionais e estudantes em turismo. A investigação, usando estatística descritiva e a análise de conteúdo, identificou uma total divergência entre os atores sobre as competências necessárias para o setor, marcando uma ausência de identidade profissional clara, o que tem implicações para a inserção de profissionais no campo de trabalho, sua manutenção e mobilidade profissional.