Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Midiatização Digital das Quadrilhas Juninas no Ceará: identidade, tradição, espetáculo e promoção turística
 
     A Midiatização Digital das Quadrilhas Juninas no Ceará: identidade, tradição, espetáculo e promoção turística
     
     


Autor(es):
Ferreira dos Santos, Larissa
Maia-Vasconcelos, Sandra
Riani Costa Perinotto, André


Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia

Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; v. 5 n. 1 e 2 (2019): Current Issues on Tourismology in Latin America

Palavras-chave:


Resumo: Este estudo tem como objetivo analisar relação entre identidade cultural, tradição e espetáculo mercantilizado, no processo de midiatização digital e possível promoção turística das quadrilhas juninas do Ceará. A metodologia caracteriza-se pelo método indutivo, do tipo exploratório, por meio de uma abordagem qualitativa tendo como campo de estudo a internet, embasadas no uso da fenomenologia. O estudo revela que a mercantilização se apropria do folkmarketing e gera festejos e quadrilhas juninas estilizadas que são percebidas pela sociedade com contradições e estranheza entre o real e o imaginário popular. Ressalta-se ainda, o potencial das mídias sociais na cibercultura e na promoção turística como agentes valorativos de fortalecimento a este processo de metamorfose cultural.