Publicações de Turismo
Nova busca:        


Um Estudo de Campo para Determinar o Compromisso Organizacional e a Satisfação no Trabalho em Hotéis
 
     Um Estudo de Campo para Determinar o Compromisso Organizacional e a Satisfação no Trabalho em Hotéis
     A Field Study to Determine Organizational Commitment and Job Satisfaction in Hotel Businesses
     Estudio de Campo para Determinar el Compromiso Organizativo y la Satisfacción Empresarial en Hoteles


Autor(es):
Yilmazer, Aydin
Seyhanlioglu, Hasan Önal
Kingir, Said


Periódico: Revista Latino-Americana de Turismologia

Fonte: Revista Latino-Americana de Turismologia; Temas Contemporâneos em Turismologia (Ed. Regular), vol. 6, n. 1 (único), 2020

Palavras-chave:


Resumo: Para que as organizações moldam seu futuro na indústria do turismo, é  essencial que contratem e retenham os melhores talentos. Portanto, nesta pesquisa, a relação entre o comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho foi examinada. Um método de pesquisa quantitativa foi aplicado para testar entre as variáveis. Foi utilizada a técnica do questionário. Os dados foram coletados junto a 218 funcionários que trabalham em hotéis cinco e quatro estrelas na cidade de Ancara, capital da Turquia. Primeiramente, foram calculados os coeficientes de correlação entre as variáveis. Em seguida, o teste T e a análise One Way Anova foram conduzidos para determinar se havia uma diferença entre as variáveis e características demográficas. Por fim, verificou-se que existe uma relação positiva e significativa entre o comprometimento emocional, uma subdimensão do comprometimento organizacional e a satisfação no trabalho. Outros resultados indicaram que há uma relação negativa e significativa entre a satisfação no trabalho e outras subdimensões do compromisso organizacional, compromisso normativo e compromisso de continuidade.  Palavras-chave: Compromisso Organizacional, Satisfação no Trabalho, Funcionários de Hotelaria, Estabelecimentos de Turismo, Recursos Humanos, Turismo.