Publicações de Turismo
Nova busca:        


A Internet como novo meio de comunicação para os destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira
 
     A Internet como novo meio de comunicação para os destinos turísticos: o caso da Ilha da Madeira
     The Internet as new medium communication for the destinations: Madeira Island case study
     


Autor(es):
Marujo, Maria Noémi Nunes Vieira


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 25-42

Palavras-chave:
turismo; Internet; novo consumidor; promoção; informação.


Resumo: Com o aparecimento da Internet, assiste-se cada vez mais ao nascimento e desenvolvimento de novos destinos turísticos. O novo meio de comunicação faz com que os consumidores aumentem os seus patamares de exigências e de expectativas. Ao poder público e às empresas privadas cabe-lhes o papel de sensibilizar o imaginário dos turistas para visitarem as suas comunidades e regiões e não outras. O presente artigo pretende analisar a importância que o poder local e regional da Madeira atribui à Internet para a divulgação dos seus municípios como destinos turísticos a serem fruídos. A pesquisa foi baseada em entrevistas e análise dos sites municipais. O trabalho de campo realizou-se de Janeiro de 2004 a Junho de 2004. Este artigo centra-se essencialmente na análise das entrevistas e está estruturado nos seguintes tópicos: Introdução à problemática; fundamentação teórica sobre a temática; análise das entrevistas e conclusão.