Publicações de Turismo
Nova busca:        


Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
 
     Canais de distribuição no turismo: uma análise das variáveis determinantes do uso de canais interpessoais e da internet na compra de passagens aéreas
     Distribution channels in the tourism: an analysis of the determinant variables on the use of interpersonal and internet channels in the air tickets buying process
     


Autor(es):
Brasil, Vinícius Sittoni


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 43-63

Palavras-chave:
comportamento do consumidor em serviços; sistemas de entrega de serviços; canais de entrega; distribuição.


Resumo: Compreender as variáveis utilizadas pelos consumidores no uso de um sistema de entrega de serviços (SES) é o foco central da presente pesquisa, a qual analisou cinco diferentes variáveis antecedentes - risco percebido, controle, conveniência, link social e propensão ao uso de tecnologia - do uso do SES junto a 186 clientes de companhias aéreas. Foi testado um modelo integrando essas diferentes variáveis em relação ao uso de dois canais de compra de passagens aéreas: SES-Interpessoal e SES-Internet. Os resultados apontam para um impacto direto de variáveis baseadas em atitudes - link social e propensão ao uso de tecnologia - sobre o uso do SES, demonstrando igualmente efeitos influenciadores indiretos das demais variáveis, baseadas em atributos - conveniência, controle e risco percebido-.