Publicações de Turismo
Nova busca:        


Posicionamento estratégico em turismo: o caso Sabre Brasil
 
     Posicionamento estratégico em turismo: o caso Sabre Brasil
     Strategic positioning in tourism: sabre Brazil case study
     


Autor(es):
Oliveira, Braulio
Campomar, Marcos Cortez
Luis, Carolina


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 64-84

Palavras-chave:
posicionamento estratégico; competitividade em turismo.


Resumo: A definição de um direcionamento estratégico que vise coordenar as ações empresariais e otimizar os recursos empregados, bem como a maneira como o público-alvo observa e interpreta esse direcionamento em termos relativos aos direcionamentos dos concorrentes da empresa é fundamental para o sucesso de um negócio. Esse artigo apresenta o estado da arte relativa ao posicionamento estratégico e os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo principal conhecer o processo de posicionamento estratégico realizado por uma empresa atuante no setor de turismo. Realizado pelo método do estudo de caso, os dados coletados evidenciam a importância do procedimento tal como descrito na literatura, e colocam a cultura organizacional como um fator crítico para o sucesso do processo, além de chamar a atenção para a necessidade do monitoramento contínuo do ambiente empresarial, como forma de contribuir para o seu sucesso e a sua longevidade.