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Variáveis que influenciam na escolha de uma agência de turismo no público de estudantes universitários
 
     Variáveis que influenciam na escolha de uma agência de turismo no público de estudantes universitários
     Variables that influence in the election of a tourism agency for the academics students public
     


Autor(es):
Azevedo, Maurício Sanitá de
Spers, Eduardo Eugênio
Farah, Osvaldo Elias


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 85-102

Palavras-chave:
agência de turismo; comportamento do consumidor; tomada de decisão.


Resumo: O segmento turístico tem passado por profundas transformações, dentre estas, a chamada 'desintermediação'. Saber o que leva o consumidor a escolher uma agência dentre outras, ou comprar direto dos fornecedores turísticos é um fator importante para a sobrevivência desse tipo de organização. O artigo tem por objetivo identificar esses motivos entre o público universitário. Para a elaboração do instrumento de coleta foi realizado um levantamento qualitativo inicial, a fim de identificar as variáveis que o consumidor considera mais relevantes, as quais foram utilizadas para estruturar um questionário em escala Likert de 5 pontos. Foi aplicada uma pesquisa de corte transversal com 150 alunos de uma instituição de ensino. Identificou-se que a maioria dos entrevistados considera o atendimento como fator mais importante na escolha de uma agência. A análise fatorial mostrou que a propensão de desintermediação é mais relevante entre os mais jovens e entre as pessoas que viajam com mais freqüência.