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A estratégia de overbooking e sua aplicação no mercado de transporte aéreo brasileiro
 
     A estratégia de overbooking e sua aplicação no mercado de transporte aéreo brasileiro
     Overbooking strategic and it's application at the Brazilian air transportation market
     


Autor(es):
Ferraz, Renée Baptista
Oliveira, Alessandro Vinícius Marques de


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 1 (2008); 103-124

Palavras-chave:
overbooking; gerenciamento de receitas; reservas; transporte aéreo.


Resumo: Uma questão fundamental relativa à gestão de empresas aéreas diz respeito ao adequado balanceamento entre oferta e demanda. Grande parte dos vôos das companhias aéreas decola com um número significativo de assentos vazios, sendo uma parcela significativa dessa capacidade ociosa gerada pelos chamados passageiros no-show e pelos cancelamentos de reserva feitos com pouca antecedência em relação ao horário do vôo. No Brasil, o hábito de cancelar a reserva não é comum entre os usuários do transporte aéreo; na maioria das vezes, os passageiros esperam que o prazo da reserva expire ou, quando o bilhete já foi adquirido, simplesmente não comparecem ao embarque. Estas práticas, consentidas pelas empresas aéreas devido à flexibilidade oferecida em determinados bilhetes de passagem (classes tarifárias), inviabilizam a reutilização dos assentos que foram 'desocupados' em tempo hábil para o vôo. Desta forma, torna-se economicamente racional que as empresas procurem se proteger das perdas resultantes adotando mecanismos como o aumento virtual da capacidade de uma aeronave, ou overbooking. O presente trabalho tem como objetivo realizar uma análise de eficiência e de riscos com relação à prática de overbooking, ou seja, verificar a viabilidade econômica e os riscos associados de se praticar tal estratégia, apontando suas vantagens e desvantagens, riscos associados e questões referentes às responsabilidades e à legislação.