Publicações de Turismo
Nova busca:        


A opinião dos turistas de negócios sobre a imagem da cidade de São Paulo
 
     A opinião dos turistas de negócios sobre a imagem da cidade de São Paulo
     Business tourists opinion of São Paulo city image
     


Autor(es):
Mazzon, José Afonso
Vera, Luis Alberto Noriega


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 3 (2008); 345-368

Palavras-chave:
destino turístico; turista de negócios; avaliação de imagem; qualidade; lealdade.


Resumo: O artigo apresenta a análise descritiva dos principais resultados obtidos em pesquisa de campo realizada entre a segunda quinzena de junho e primeira de julho do ano de 2006 nos dois aeroportos da cidade de São Paulo. A pesquisa teve como público alvo os turistas de negócios que visitam a cidade. A amostra foi escolhida intencionalmente e o critério de estratificação foi o local de residência permanente dos turistas. O principal objetivo da pesquisa foi aprimorar o entendimento sobre a avaliação da imagem de um destino turístico. Foi proposto um modelo conceitual a partir do referencial teórico sobre comportamento do consumidor existente nas áreas de turismo e marketing. Os resultados apontam que o perfil dos turistas é consistente com estudos anteriores e a imagem da cidade consolidada como destino de negócios. Em adição é destacada a qualidade dos serviços consumidos, a satisfação e a intenção do turista de retornar e indicar o destino a parentes e amigos.