Publicações de Turismo
Nova busca:        


Avaliação da adequação e eficácia de programas de marketing de destinos turísticos: uma análise de Balneário Camboriú - Santa Catarina, Brasil
 
     Avaliação da adequação e eficácia de programas de marketing de destinos turísticos: uma análise de Balneário Camboriú - Santa Catarina, Brasil
     Evaluation of the adequacy and efficacy of marketing programs: an analisis of Balneário Camboriú - Santa Catarina, Brazil
     


Autor(es):
Santana, Guilherme Guimarães


Periódico: Revista Turismo em Análise

Fonte: Revista Turismo em Análise; v. 19 n. 3 (2008); 424-449

Palavras-chave:
marketing turístico; adequação; eficácia; Balneário Camboriú.


Resumo: Um dos setores mais beneficiados com a estabilização da economia brasileira a partir dos meados dos anos 90 foi o do turismo. Neste contexto, o investimento por parte dos órgãos oficiais de turismo em marketing se tornou uma das ferramentas estratégicas mais importantes para o crescimento de um destino turístico. Esta pesquisa avaliou a adequação e eficácia dos programas de marketing de Balneário Camboriú - SC, um dos principais destinos turísticos brasileiro. Para isto, utilizou-se métodos multivariados de análise, neste caso análise fatorial. Os resultados indicam que os programas de marketing desenvolvidos e implementados pela Secretaria de Turismo de Balneário Camboriú têm um nível de adequação e eficácia não muito satisfatório. Ficou evidente que a maior demanda para Balneário Camboriú se dá por outros motivos, e não fruto dos esforços de marketing da Secretaria de Turismo municipal.